CENTRO DE CULTURA 

OLHAR PARA O ORIENTE

Click here to edit subtitle

Gee Sin Sim See

      Gee Sin foi o último abade do Templo Fukien. Ele ficou famoso por ser um gênio das artes marciais e porque ajudou a organizar 36 câmaras do Shaolin, os 18 bonecos de madeira Luohan, e foi o professor de muitos monges e famosos leigos como Hung Hei Gung, Fong Sai Yuk, Luk Ah Choy, e o mal afamado Ma Ling Yee.

 

      Esta figura lendária das artes marciais chinesas (AMC), segundo consta, foi um monge Shaolin que viveu durante o século XVII, época em que a China estava sob o domínio da Dinastia Ch’ing. Infelizmente não existem muitos registros históricos sobre Gee Sin.

 

      Segundo as lendas Shaolin, Gee Sin, inicialmente, foi um monge budista do templo Shaolin do Norte, da província de Honan. Viveu durante um período de opressão e agitação civil (período de “troca” de dinastia – queda da Dinastia Ming e domínio da Dinastia Ch’ing, 1644), onde havia muitas atividades rebeldes contra o novo governo. Devido à brutalidade e a forma de tratamento cruel adotado pelo novo governo, muitos grupos e organizações secretas foram criadas com o objetivo de restaurar a Dinastia Ming. Diante deste cenário, o Templo Shaolin acolheu alguns rebeldes e, inclusive, participou de algumas de suas atividades. Deste modo, o atual governo reconheceu Shaolin como uma ameaça e destruiu o Templo com suas tropas, matando a maioria dos monges. Ainda de acordo com as lendas, Gee Sin e alguns outros monges escaparam do ataque ao Templo.

 

      Após este acontecimento, Gee Sin viajou para o sul da China se refugiou em um templo localizado na província de Fukien. Este templo se tornou conhecido como o famoso Templo Shaolin do Sul. Neste, Gee Sin se tornou abade e continuou a prática do kung fu Shaolin, seu ensino aberto também a não monges e com o apoio ao movimento contra os ch’ings. Acredita-se que foi nesta época que Gee Sin começou a treinar Hung Hei Kung.

 

      Passado algum tempo, o exército ch’ing (ou exército da Manchúria) atacou e destruiu o Templo Shaolin do Sul. Gee Sin, novamente, conseguiu sobreviver ao ataque e percorreu o sul da China até encontrar a famosa Companhia de Ópera “Barcas Vermelhas” (Hung Sheun Hei Baan) onde, acredita-se, que tenha permanecido ensinando seu kung fu.

google-site-verification=iLCKPg4z6k3LTrlF2_7yedhLCg8ytjY_b7NHycavfq4