
Hua Tuo - Médico Chinês
Qìgōng (氣功) significa habilidade de cultivar
ou de treinar a energia.
O Qìgōng é uma técnica milenar Chinesa de treino interior, em que se busca o equilíbrio do indivíduo como um todo: físico, mental e espiritual. Os princípios e teorias são os mesmos presentes na Medicina Tradicional Chinesa (Yin/Yang, 5 elementos, meridianos, pontos de acupuntura, circulação de energia, entre outros). É uma prática em que se realizam exercícios que combinam movimento e respiração controlada, na qual a atenção e a visualização do praticante estão concentradas nas várias partes do corpo, de modo a alterar e harmonizar o fluxo a energia do corpo.
O corpo humano precisa de movimento para equilibrar a direita e a esquerda, distribuir e assimilar o Qi, fazer circular o
sangue e os fluidos, prevenir doenças e o
envelhecimentoe prolongar a vida.
Hua Tou
O Qi Gong é classificado, atualmente na China, como uma área do saber da Medicina Tradicional Chinesa, sendo conhecido como Qi Gong Médico. Este conhecimento é subdividido em cinco ramificações as quais os médicos chineses especialistas em Qi Gong utilizam como ferramentas para trazer alivio e cura a seus pacientes. Uma destas ramificações é denominada de Qi Gong de Auto Regulação, que consiste em exercícios realizados para manutenção da saúde ou pelo paciente como forma complementar aos tratamentos. Este tipo de técnicas são as mais populares e conhecidas no Brasil.
Existem vários métodos de Qi Gong, os quais se subdividem e se classificam de acordo com os objetivos pretendidos com a prática. Os exercícios de Qi Gong marciais são treinados, em nossa escola, dentro do currículo do Kung Fu tradicional. As outras metodologias, principalmente a terapêutica (auto regulação), são desenvolvidas de acordo com dois sistemas principais; Qi Gong Renovado para Saúde (sistema oficial da Chinese Health Qi Gong Association - CHQA) e o Dao Yin Yang Shen Gong, sendo estes dois sistemas reconhecidos oficialmente pelo governo Chinês.