CENTRO DE CULTURA 

OLHAR PARA O ORIENTE

Click here to edit subtitle

Wong Fei Hung

        Wong Fei Hung nasceu por volta do ano 1847, no distrito de Nam Hai, localizado na província de Cantão (Guǎngzhōu). Nascido em uma família famosa e respeitada de praticantes de Kung Fu, iniciou seus treinamentos ainda muito jovem sob orientação de seu pai. É considerado como o mestre de Hung Gar Kuen mais famoso e sua vida é retratada em diversos filmes e publicações. Wong Fei Hung é considerado o pai do Hung Gar “moderno”, pois ele sistematizou todo o estilo e o desenvolveu além do que havia anteriormente.

Wong Fei Hung teve a oportunidade de viajar por toda a China com seu pai, Wong Kei Ying, e, deste modo, teve a oportunidade de treinar Kung Fu com alguns dos melhores mestres de sua época. Com o passar dos anos suas habilidades marciais e na medicina tradicional chinesa foram crescendo, tornando-se muito famoso nestes meios. Outras qualidades também chamavam a atenção em sua pessoa, que estenderam sua fama a todo povo. Dentre elas, integridade, honestidade, justiça, valores morais, bondade. Sempre ajudava os necessitados sem pedir nada em troca.


         As habilidades marciais de Fei Hung eram constantemente testadas através de duelos e desafios públicos, sendo também posta a prova as técnicas do Hung Gar Kuen. Segundo consta, Fei Hung enfrentou diversos duelos por toda sua vida e nunca foi derrotado. Seu Kung Fu era considerado como um dos melhores, se não o melhor de sua época. Assim como seu pai, recebeu o “título” de um dos dez tigres de Cantão (Guǎngzhōu). Passado um tempo, Wong Fei Hung herdou e assumiu a academia de seu pai, bem como a sua clínica, “Po Chi Lum”. Deve-se ressaltar também que Fei Hung possuía uma excelente habilidade na Dança do Leão, sendo conhecido como o “Rei dos Leões”. Além disso, Wong Fei Hung tembém foi instrutor chefe do exército de Cantão (Guǎngzhōu) e líder da milícia civil.


       As contribuições de Wong Fei Hung para o Hung Gar foram inúmeras como já mencionado. Devido a seus conhecimentos e experiências ele desenvolveu e modificou algumas técnicas do Hung Gar. A principal contribuição, considerada uma obra prima, foi a reformulação (re-coreografia) da técnica Fu Hok Seong Ying Kuen. Outra grande contribuição dada foi a formulação da técnica Sap Ying Kuen, servindo como uma técnica intermediária entre a Fu Hok Seong Ying Kuen e a Tid Sin Kuen.

Wong Fei Hung casou quatro vezes, sendo que suas três primeiras mulheres morreram (segundo consta, por motivo de doenças). Fei Hung teve quatro filhos, dois do segundo casamento e dois do terceiro. Conta-se que apenas o primeiro filho recebeu treinamento em artes marciais, pois o mesmo morreu em uma emboscada feita por bandidos. Devido a isso, Wong Fei Hung decidiu não ensinar os seus outros filhos como uma forma de proteção.


          A quarta esposa de Wong Fei Hung foi Mok Gwai Lan, pertencente a uma família respeitada por sua tradição na prática do kung fu e com mestres respeitados no estilo Mok Gar. Mok Gwai Lan também era praticante deste estilo e, após se casar com Fei Hung, aprendeu o estilo Hung Gar. Gwai Lan tornou-se instrutora na academia de seu marido. Com a morte de Wong Fei Hung ela se mudou para Hong Kong, onde continuou com o ensino do Hung Gar Kuen.


         Wong Fei Hung teve diversos alunos e um dos mais famosos, conhecido por suas técnicas e bom aprendizado com seu mestre, foi Lam Sai Wing.

google-site-verification=iLCKPg4z6k3LTrlF2_7yedhLCg8ytjY_b7NHycavfq4